A constelação de Saúde, também realizada em um workshop, é muito eficaz na investigação das causas das doenças e na contribuição do processo de cura. Muito se fala atualmente que as doenças são causadas por questões psicossomáticas e conflitos de padrões mentais negativos. De fato, isso ocorre com muita freqüência, tanto é que este assunto foi objeto do meu livro publicado na Turquia em 2008.

Todavia, Bert Hellinger identificou através das Constelações que algumas doenças podem ter causas sistêmicas, ou seja, o indivíduo não cria a doença somente por padrões emocionais pessoais negativos. A pessoa simplesmente desenvolve a doença por herança genética. Em linguagem sistêmica: doença genética são questões não resolvidas por nossos ancestrais que são transmitidas para as gerações posteriores através do desenvolvimento de uma doença.

Por exemplo, uma pessoa pode desenvolver um câncer por amor e lealdade a um ancestral que foi rechaçado ou excluído da família. Como o sistema não permite a exclusão de qualquer membro familiar, alguém da geração posterior é escolhido para COMPENSAR e REPARAR a violação dessa lei sistêmica.

Desta forma, através de uma constelação, a pessoa excluída vem à tona e todos os membros familiares agora podem vê-la e incluí-la novamente no sistema. Tal inclusão muitas vezes LIBERA a pessoa que está doente para viver sua própria vida e seu próprio destino, sem precisar mais reproduzir o destino daquele que foi excluído. Desta forma a doença perde sua função, não tendo mais razão de existir, o que por conseqüência, em alguns casos leva a cura.